Curso de Gestante - 1° Encontro


Hello! Ontem fui ao primeiro dia de curso de gestante oferecido pelo Hospital Madre Theodora. São 4 encontros (todos na quarta feira), o tema abordado ontem foi: Amamentação, Armazenamento de Células Tronco e Mudanças no corpo durante a Gestação;

Amamentação: é igual a andar de bicicleta, quem amamentou uma vez não esquece mais, é um momento tão especial, prazeroso pra mãe e realmente cria um vínculo com o bebê, mas relembrar é sempre bom. Aprendemos técnicas para preparar o seio, massagens para desempedrar e evitar a mastite, armazenamento do leite e a recomendação pra já é: Tomar sol durante 15 minutos por dia nos mamilos para evitar fissuras e rachaduras, deixemos o pudor de lado e bora pro sol... (meu vizinho do lado não pode saber disso);

Armazenamento do Células Tronco: foi com um médico e representante da empresa Crio-Genesis, uma empresa criada pelos medicos da USP, e foi explicado como é feito: No nascimento do bebê após o corte do cordão umbilical é pulsionado uma veia  (do cordão) e é retirado amostra de sangue (oque é retirado são células tronco) e armazenados em nitrogenio liquido à vapor pode curar até 70 tipos de doenças (dentre elas: Leucemias, Diabetes tipo 1, etc) agora você me pergunta: "quanto é?", eu sinceramente não achei caro, levando em conta que as celulas tronco ficam armazenadas pela vida toda, ou seja, se a pessoa tiver velhinha e necessitar pra curar alguma doença auto destrutiva (como reumatismo, lúpus, etc) pode utilizar. Se colocarmos na balança o preço dos medicamentos, internações, gastos com saúde, acaba saindo super em conta, tá bom chega de enrolação: em média R$3.000,00 e uma manutenção anual de R$500,00, se houver 5 indicações de amigos a pessoa não paga mais os 500,00 pelo resto da vida (Crio-Gênesis me paga merchant??); Enfim, achei interessante, mas não tenho moneys pra isso, mas fica a dica.

E aí veio o Coffee Break, conhecí várias maezinhas super simpáticas, o legal do curso é que você conhece muita gente, troca figurinhas da gestação, achei mto bom;

Aí veio a segunda parte do curso:
Mudanças no corpo durante a Gestação: adivinhem quem deu a palestra?? Meu obstetra Dr Gustavo Ubiali! kkkkkkkkkk, afinal amei. Depois eu e o maridex vimos que só nós já eramos papais de segunda viagem, mas mesmo assim a gente aprende tanta coisa.
O Dr Gustavo explicou as mudanças no corpo, explicou o mistério de estarmos grávida de um bebê e estarmos cheias de estrias e de repente vermos uma gestante grávida de gêmeos prestes a dar a luz, e com a barriga lisinha, a resposta é: A genética! Existem 4 marcas de cremes hidratantes que realmente ajudam com o colágeno (pena que ele não disse a marca) mas se a nossa genética não favorecer e as fibras de colágeno não forem flexiveis, fatalmente teremos estrias... blé (não contem isso pra ninguém, mas como já tenho as minhas de estimação da gravidez anterior, não me incomodo de aparecer as do João.. é lembrancinha.. hauhauhauhauhahu)
O Dr explicou também aquela coisa de uma grávida ficar comparando a sua barriga com a das outras (palavras dele:)
_Sabe aquela coisa de você ver uma grávida de 4 meses parada na rua com um barrigão enorme segurando a barriga??? É tudo fita (fita=enganação) pois o utero com 20 semanas está na altura do útero, o bebê está com no máximo 420g, ou seja, aquilo tudo NÃO é bebê... Fora que cada corpo é um tipo de barriga e isso não quer dizer que quem é barriguda vai ter um bebê gordo e quem é magrinha terá um bebezinho magrinho;
Nem preciso contar que todo mundo caiu na risada né? Eu parei com a neura, pois estou com 28 semanas e 3 dias e tem gente que insiste em dizer que minha barriga é de 4 meses, estou retificada! kkkk
Em relação a engordar: disse que a média é de 7 à 14k em TODA a gestação, disse ainda que se continuarmos comendo exatamente oque comiamos ANTES de engravidar já iriamos engordar o necessário, e que não era pra ficar com aquela historia: "estou comendo por dois", porque depois que você ganhar o bebê, terá de fazer ginástica por dois também, srsrs.

Disse também que é pra dormirmos de lado pra não comprimir a veia cava (do lado esquerdo, mas se não conseguir pode virar pro direito, o importante é dormir de lado).

É normal sentir dor nas costas
É normal o edema nos pés e pernas (edema=inchaço)
É normal sentir falta de ar (já que o diafrágma da gestante está sendo comprimido pelo bebê)
É normal ter dor de cabeça

Quanta coisa, não? Precisava mesmo deste curso, mas estou com muitas dúvidas em relação ao parto (o ultimo encontro será a respeito de partos, com o Dr Luciano Schneider)
Minha dica é: Façam o curso mesmo que já tenham filhos, porque nenhuma gravidez é igual a outra, o ser humano sempre tem espaço pra aprender, por mais que sejamos mães de 10 filhos, sempre terá alguma coisa que não vamos saber a respeito deles, por exemplo: Você sabe o porque o ministerio da saúde mudou o conceito da posição do bebê dormir? Antigamente os pediatras orientavam a deitar o bebê de lado, mas observou-se que o bebê tinha alguns reflexos durante o sono e alguns viravam de bruços e acabavam sufocando, o mesmo fato ocorre quando o recem-nascido dorme de bruços. Então de barriga pra cima não tem esse problema, e no caso do bebê voltar um pouco do leite, acabar engasgando, ele irá conseguir colocar para fora (estando de barriguinha pra cima).
Ahh!! aprendemos a manobra no caso do bebê engasgar durante a mamada (oque é muito dificil). Oque achei engraçado é que como já passei por isso uma vez com o Pedro, sem querer a natureza me instruiu a fazer a coisa certa, e graças a Deus consegui (com a ajuda de Deus) evitar maiores problemas.
Como isso acontece e a gente nunca espera o certo é: Colocar o bebê de bruços na palma da mão e com a outra mão dar tapinhas de leve (de leve mesmo) nas costinhas, até ele voltar o leite engasgado.

Bom por enquanto é isso.. bjo bjo!!!

¡Compártelo!

7 comentários:

Bárbara Pata

estava pensando nisso se faria ou não o curso denov, pois fiz na gravidez da Beatriz...foi ótimo! Mas cho que vou acompanhar aqui no seu blog, está bem explicadinho hehehehe bjs querida e obrigada pelo carinho lá no blog

Unknown

Olá!1
esse curso parece bem legal!
Sou de SP ma me mudei pra Campinas, e acredita que ninguem me falou do Madre Theodora? Como que o Theodoro nascesse aqui, acabei correndo pro Galileo, em Valinhos conhece? Mas todos me disseram que o Madre é o melhor hospital de Campinas.

bjos

Carla Cristina Alves

gostei do "meu vizinho do lado não pode saber disso"
sempre leio teus textos, acho uma comédia...

Unknown

Olá. Esto precisando mtooo do contato do Dr Gustavo. E a xei este post seu, Se ainda tiver o telefone dele pode me passar por favor?
Envie para artecomfitasartesanato@gmail.com
Mtooo Obgada

Unknown

Olá. Esto precisando mtooo do contato do Dr Gustavo. E a xei este post seu, Se ainda tiver o telefone dele pode me passar por favor?
Envie para artecomfitasartesanato@gmail.com
Mtooo Obgada

Nanda

Ola, eu era paciente dele a muitos anos atras, estou tentando falar com ele a muito tempo e agora achei teu post =/ no Madre Theodora não posso falar eles não deixam e perdi o contato, teria como me passar?? Obrigada.

Nanda

Ah esqueci ^^ meu e-mail é nandapaulaleite@yahoo.com.br

Postar um comentário

Buscar

 

Datos personales

Minha foto
Meu nome é Suélen tenho 23 anos, sou casada há 4 anos. Tenho um filho de 1 aninho, o Pedro, ele é a razão do meu viver. Todo dia tem uma coisa nova, um sorriso diferente. Fiz este blog pra poder "gravar" os melhores momentos desde a minha gestação, compartilhando este universo maravilhoso que é ser mãe.

compartidísimos

Papo de mãe Copyright © 2011 | Tema diseñado por: compartidisimo | Con la tecnología de: Blogger